A repórter da TV Globo Delis Ortiz foi agredida nesta terça-feira (30). A jornalista levou um soco no peito durante uma confusão que aconteceu após a entrevista coletiva do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Brasília.
Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra o momento em que outros profissionais da imprensa confrontaram a equipe de segurança do político, indicando que o golpe que atingiu a funcionária da emissora carioca tenha sido dado por um dos profissionais que trabalham com o venezuelano.
A agressão ocorreu enquanto Maduro deixava o Palácio do Itamaraty. Delis havia acabado de questionar o estrangeiro sobre o tamanho da dívida da Venezuela com o Brasil. Segundo relatos de testemunhas, Ortiz foi atingida na região do tórax. Outros jornalistas ainda reclamaram da postura da equipe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nicolás Maduro está em solo brasileiro desde domingo (28). A viagem do venezuelano ocorre por conta da reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que aconteceu hoje. Lula chegou a rebater as críticas que recebeu por conta da visita do presidente da Venezuela:
“Sempre defendi a ideia de que cada país é soberano para decidir modelo político, coisas internas. A mesma exigência que o mundo faz para a Venezuela, não faz para a Arábia Saudita. É muito estranho. Eu quero que a Venezuela seja respeitada. Quero isso para o Brasil e o mundo inteiro”, pontuou ele.