Início / Versão completa
ACRE

2ª Vara de Proteção à Mulher do Acre defere 331 medidas protetivas e decreta dez prisões em três meses

Por Redação 02/06/2023 08:09
Publicidade
Tribunal de Justiça do Acre instalou 2ª Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco em março — Foto: Arquivo/TJ-AC

O Tribunal de Justiça do Acre divulgou nesta quinta-feira (1º) os dados referentes ao período de março a maio, em que a 2ª Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco deferiu 331 medidas protetivas, recebeu 85 denúncias e decretou dez prisões na capital acreana. A vara foi instalada em março deste ano com o objetivo de agilizar e fortalecer os mecanismos de combate aos crimes contra as mulheres. Localizada no segundo piso do Fórum Criminal, na Cidade da Justiça da Comarca de Rio Branco, a unidade vem atuando para garantir a celeridade e a efetividade das decisões, além de oferecer um atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica.

Publicidade

A juíza Louise Kristina, titular da vara, explicou que os primeiros três meses foram desafiadores, com a organização de fluxos cartorários e rotinas de trabalho direcionadas à especialidade da vara. O foco está na agilidade das decisões e no atendimento humanizado às vítimas, enquanto se lida com situações que evidenciam a necessidade de superar a cultura patriarcal e a desigualdade de gênero, buscando o reconhecimento e o respeito à mulher como sujeito de direitos.

De acordo com o TJ-AC, a 2ª Vara de Proteção à Mulher possui 471 processos em andamento. Seu objetivo é acolher mulheres que sofreram violência doméstica ou familiar, fornecendo o apoio necessário para que possam denunciar seus agressores. Após a denúncia, são deferidas as medidas protetivas, que consistem em ordens judiciais com o propósito de proteger a vítima e evitar o contato com o agressor.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.