Cientistas encontram fósforo em lua de Saturno: saiba por que descoberta aumenta chances de existir vida fora da Terra

Pela primeira vez, cientistas encontraram fósforo fora do planeta Terra. Um dos elementos essenciais pra vida – foi descoberto em uma das luas de Saturno. Um mosaico de imagens capturadas pela nave Cassini da Nasa mostra a crosta de gelo do Polo Sul de uma das 146 luas de Saturno, a encélado.

O estudo foi publicado na Revista Nature e diz que foi nessa espécie de nuvem de cristais de gelo que foram encontradas altas concentrações de fósforo.

Descoberta aumenta chances de haver vida fora da Terra; entenda

O fato de fósforo ter sido encontrado numa lua de Saturno aumenta as chances de haver vida fora da Terra.

E o fato de ter sido encontrado num oceano da lua encélado aumenta ainda mais estas chances, considerado que a combinação de água e compostos químicos é altamente favorável pro surgimento de vida.

No caso da lua de Saturno, os cientistas já tinham encontrado outros elementos importantes pro surgimento de vidacarbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre. faltava o fósforo pra fechar o quebra-cabeça.

A sonda da Nasa que coletou o material estudou as luas de Saturno entre os anos de 2004 e 2017.

Qual deve ser o próximo passo?

Um dos co-autores do estudo disse que o próximo passo é claro: voltar a Saturno para ver se existe vida nas profundezas do oceano interno.

Mas ainda vai demorar um pouco, mesmo se uma missão partisse hoje da Terra, só chegaria a saturno por volta de 2040 ou 2050.

Por: G1 – Jornal Hoje.