No estado do Acre, a droga chamada K-9, que ficou notória por seu “efeito zumbi” e é atualmente amplamente consumida na Cracolândia, em São Paulo, foi encontrada em circulação. Peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil fizeram a constatação ao depararem-se com substâncias em pinos cor de rosa e sacos plásticos verdes. O perito criminal Pedro Gustavo afirmou: “Isso chamou nossa atenção”.
As amostras apreendidas foram analisadas pelo núcleo de química e toxicologia do Instituto de Análises Forenses (IAF), e os resultados apontaram para a presença de canabinoide sintético. Essa substância é considerada 100 vezes mais potente do que o THC (substância psicoativa) encontrado na maconha comum, causando um impacto devastador nos usuários, caracterizado como “efeito zumbi”.
As porções da droga foram confiscadas em 24 de abril, na cidade de Senador Guiomard, no interior do estado. No dia seguinte, as substâncias foram encaminhadas ao Instituto de Análises Forenses da Polícia Técnica. No dia 30 de abril, os testes confirmaram a presença do canabinoide sintético.
Essa droga é utilizada de diversas maneiras, podendo ser consumida em selos colocados sob a língua, borrifada em papéis ou fumada. Devido à sua recente aparição, em casos de intoxicação, pode dificultar o atendimento médico, podendo até levar à morte dos usuários.