Início / Versão completa
ACRE

Empresário chefe de facção criminosa no Acre é condenado a mais de 37 anos de prisão

Por Redação 06/06/2023 07:42
Publicidade
Empresário acreano foi condenado a mais de 37 anos de prisão — Foto: Arquivo pessoal

Erico Batista de Souza, empresário do ramo de venda de extintores, foi condenado a mais de 37 anos de prisão pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. A condenação também envolve outras oito pessoas, totalizando mais de 93 anos de prisão para a quadrilha. A denúncia foi feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Acre (MP-AC).

Publicidade

Em dezembro de 2021, a Polícia Federal realizou a primeira fase da Operação Héstia, que tinha como objetivo prender Erico de Souza, apontado como líder da facção criminosa. De acordo com as investigações, o empresário levava uma vida luxuosa na Comunidade Maré, no Rio de Janeiro.

A ação foi realizada pela força-tarefa de Segurança Pública do Acre, composta pelas polícias Federal, Civil e Militar. Foram cumpridos 47 mandados judiciais, sendo 37 de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Epitaciolândia, no Acre, além do Rio de Janeiro, Natal (RN) e Boca do Acre, no Amazonas.

Durante a operação, os policiais foram recebidos a tiros na entrada da Comunidade Maré, no Rio de Janeiro. Durante a ação, foram apreendidos um fuzil, carregadores de fuzil, uma pistola, munições, granada, drogas e rádios comunicadores.

Publicidade

Erico de Souza foi preso durante a operação e teve um pedido de habeas corpus negado pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre em agosto de 2022. O Ministério Público do Acre denunciou um total de 15 pessoas, incluindo empresários do estado, pelos crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e usura. Nove acusados já foram julgados e condenados pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.