Categories: ACRE

Fluxo intenso de imigrantes em Assis Brasil, Acre: Casa de apoio excede capacidade

Entre janeiro e maio deste ano, mais de 1,7 mil pessoas passaram pelo abrigo em Assis Brasil — Foto: Arquivo/Prefeitura de Assis Brasil

O número de imigrantes continua aumentando na cidade de Assis Brasil, localizada no Acre e fazendo fronteira com Peru e Bolívia. De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a casa de apoio destinada a acolher os imigrantes está com uma ocupação 28,5% acima de sua capacidade.

Neste domingo (11), o local abriga 45 imigrantes, ultrapassando a capacidade máxima de 35 pessoas. A maioria desses imigrantes é composta por venezuelanos que foram forçados a deixar o Peru devido à crise política que persiste há meses. Ynara Holanda, secretária de Assistência Social da cidade, explicou que quando o número de ocupantes ultrapassa 35, alguns acabam tendo que dormir pelos corredores e até mesmo na cozinha, pois a casa de apoio possui apenas dois quartos e é improvisada. Ela ressaltou que os venezuelanos estão sendo barrados no país vizinho por não possuírem a documentação exigida para imigrantes e, como resultado, são obrigados a sair de lá.

Somente nos primeiros cinco meses deste ano, mais de 1.700 imigrantes passaram pela casa de apoio em Assis Brasil. No ano passado, mais de 3.200 pessoas foram acolhidas no local. A secretária mencionou que, em março, o município recebeu doações de colchões e alimentos do governo estadual para ajudar a atender essa população.

Quanto ao governo federal, eles ainda estão trabalhando com os recursos enviados anteriormente, durante a época da chegada dos imigrantes haitianos. Em média, os imigrantes permanecem de cinco a sete dias no abrigo, e é solicitado que continuem sua jornada para que outras pessoas possam ser atendidas. Eles recebem assistência para chegar até a Polícia Federal em Epitaciolândia, onde concluem a documentação e seguem viagem para outros estados do Sul e Sudeste do Brasil.