Acrescentou que a entidade conta com uma reitoria e seis campi, estes, situados nas cinco regiões administrativas do estado, atendendo a mais de 7.000 alunos em cursos presenciais, 16 dos quais superiores, com 30 técnicos integrados e subsequentes. Comentou que o Ifac, desde a sua criação, tem desempenhado um papel muito importante em favor da sociedade acreana.
Em sua opinião, a influência da instituição ultrapassa suas fronteiras físicas, afetando positivamente toda a comunidade. Citou, como exemplo, a bem-sucedida política de interiorização dos institutos federais, prática que tem causado um impacto transformador na vida de inúmeras famílias.
A implantação dessa política de descentralização, ressaltou, levou o Ifac para o interior do estado, tornando agora possível para pais e mães verem seus filhos recebendo uma educação de qualidade próximo ao conforto de seus lares, a exemplo do promissor Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia que, com seu apoio, será implementado no município de Santa Rosa do Purus, um dos municípios mais isolados do Acre.
“Este, portanto, é um momento não só de celebração, mas também de agradecimento pelo esforço conjunto de toda a comunidade acadêmica: alunos, professores, técnicos administrativos, gestores e colaboradores que, todos os dias, não medem esforços para prestar um ensino de excelência, com foco na inovação e na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável e equitativo de nossa região e de nosso país. A cada um de vocês, nossos mais sinceros agradecimentos”.