O senador Sérgio Petecão (PSD) comemorou, nesta quinta-feira (15), a sanção da lei 14.598 de 2023, que garante a realização de ecocardiograma fetal e ultrassonografia para todas as gestantes, durante o pré-natal, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Petecão destacou que foi o relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e apresentou parecer favorável à aprovação do projeto, por entender o alcance social da matéria.
Para o senador, a medida terá um forte impacto social, principalmente junto à população de baixa renda, a que mais carece de assistência à saúde.
Acrescentou que a matéria contribuirá, tanto para a diminuição da mortalidade infantil, por meio da detecção precoce de gravidez de alto risco, quanto para a preservação da saúde, não só dos bebês, mas também das mães.
— Vejam a importância dessa lei para as mulheres que não dispõem de planos de saúde para a realização de exames essenciais. É portanto, uma política pública louvável e acertada. Parabéns ao governo federal que, de pronto, sancionou a lei e agora todas as brasileiras terão essa garantia. Nada mais justo! — declarou.