Indígenas da etnia Jaminawa, que vivem na região entre Porto Walter e Rodrigues Alves fecharam o ramal que liga os dois municípios. A interdição aconteceu um dia antes do show do cantor Amado Batista, que será realizado nesta quinta-feira (27), em meio ao Festival da Banana.
Pessoas da região acreditam que o fechamento foi motivado pelo grande fluxo de veículos que se deslocam para participar do evento, em Rodrigues Alves.
A estrada começou a ser aberta pelo estado e prefeituras em 2022, apesar dos embargos dos órgãos de fiscalização, vem sendo utilizada por moradores durante o verão como alternativa mais acessível para o deslocamento entre os municípios.
Relatos de moradores que tentaram fazer o trajeto na última quarta-feira (26), revelam que os indígenas fecharam a estrada com troncos de árvores e estariam cobrando valores entre R$ 50 e R$ 100 por veículo, para liberar a passagem.
A situação gerou preocupação entre as pessoas que precisam utilizar o trecho. Ainda de acordo com testemunhas, alguns dos viajantes tentaram abrir caminhos para passar, mas foram ameaçados pelos indígenas.
Por Suene Almeida, ContilNet