Categories: Sem categoria

Guarnição do 6º BEPCIF resgata drone de pesquisa da Embrapa na Floresta Estadual do Antimary

Na manhã do dia 29 de junho, uma equipe da guarnição do 6º Batalhão de Engenharia de Combate à Pistas e Infraestrutura de Fronteira (BEPCIF), localizado em Sena Madureira, teve uma importante missão: resgatar um drone de pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que havia sido perdido durante uma atividade de levantamento de dados na Floresta Estadual do Antimary, no Acre.

O drone em questão estava equipado com um valioso sensor LiDAR, estimado em cerca de 200 mil reais. Essa tecnologia de ponta é amplamente utilizada pelos pesquisadores da Embrapa para criar modelos de estimativas de biomassa das florestas, contribuindo assim para o monitoramento e preservação desses importantes ecossistemas.

Após receberem o chamado de ajuda da Embrapa, a guarnição militar prontamente se deslocou até o local indicado pelo sinal de GPS emitido pelo equipamento extraviado. O drone estava preso em meio a cipós, em uma árvore que alcançava cerca de 20 metros de altura. O resgate não seria tarefa fácil, pois a equipe teria que lidar com uma série de desafios.

Com habilidade e determinação, os militares se embrenharam na densa mata fechada, enfrentando uma série de obstáculos, como a presença de tabocas e a falta de pontos de ancoragem para facilitar o acesso à árvore. A altura também tornou a tarefa ainda mais arriscada.

Porém, munidos de seus equipamentos de salvamento em altura, os militares não se deixaram abater pelas dificuldades encontradas. Com perícia e cuidado, escalaram a árvore, superando todos os desafios que encontraram ao longo do caminho. A determinação da equipe foi recompensada quando finalmente alcançaram o drone e o recuperaram com sucesso.

Após o resgate bem-sucedido, o drone foi entregue ao pesquisador responsável da Embrapa, que certamente estava aliviado e agradecido pela competência e profissionalismo da guarnição do 6º BEPCIF. O valioso equipamento poderia ter sido danificado ou perdido definitivamente na floresta, comprometendo assim as pesquisas e estudos importantes que estavam sendo conduzidos.