Início / Versão completa
ACRE

Acre é o estado menos competitivo do país, mas avança em sustentabilidade e inovação

Por Redação 23/08/2023 14:23 Atualizado em 23/08/2023 14:23
Publicidade

Dados do ranking de competitividade dos estados, divulgado nesta quarta-feira (23) pelo Centro de Liderança Pública, revelam que o Acre é o estado menos competitivo do país, ocupando a 27ª posição.

Publicidade

O levantamento é feito com base na análise de 99 indicadores, divididos em 10 pilares temáticos que avaliam a capacidade do estado de produzir riqueza. Em 2023 o Acre caiu três posições, já que em 2022, o estado ficou na 24ª posição.

O estado teve piora relativa nos pilares de Segurança Pública (-11 posições), Eficiência da Máquina Pública (-5), Educação (-3), e Sustentabilidade Social e Potencial de Mercado (-1 cada). Contudo, houve melhora nos pilares de Sustentabilidade Ambiental (+3) e Inovação (+2), quando comparada à edição do ano passado.

O ranking analisa todos os 26 estados, mais o Distrito Federal. São Paulo, ficou em primeiro no ranking, seguido por Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. O levantamento é realizado há 12 anos e analisa os seguintes pilares: Infraestrutura; Sustentabilidade Social; Segurança Pública; Educação; Solidez Fiscal; Eficiência da Máquina Pública; Capital Humano; Sustentabilidade Ambiental; Potencial de Mercado; e Inovação.

Publicidade

Acre finalista no Prêmio Excelência em Competitividade

Apesar do estado ter se posicionado como o último no ranking nacional, quando se trata de competitividade, o Programa REM – REED Early Movers do Acre está entre os seis finalistas do Prêmio Excelência em Competitividade 2023, organizado pelo CLP.  O anúncio dos premiados acontece ainda nesta quarta-feira, durante o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), que acontece em Brasília.

O governador Gladson Cameli participa do evento e deve fazer parte do painel que anunciará o estado vencedor do prêmio.

Programa REM – REDD Early Movers / Acre

O programa REM é uma iniciativa que premia os pioneiros da proteção florestal e da mitigação do clima. E tem como finalidade apoiar com “financiamento ponte” implementadores de programas jurisdicionais de REDD+ para fortalecer sua autonomia e sustentabilidade. O fomento é realizado por meio de remuneração baseada nos resultados adequadamente documentados e verificados de redução de emissões por desmatamento.

Lançado na Conferência Rio+20, em junho de 2012, com recursos do Fundo de Energia e Clima do Governo Federal da Alemanha, o Programa incentiva a conservação das florestas e a redução de emissões de carbono de modo a contribuir para a mitigação das mudanças do clima, especialmente do aquecimento global.

Por: ContilNet.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.