Início / Versão completa
ACRE

Fundação de Amparo à pesquisa do Acre promove agenda nacional para o desenvolvimento da pós-graduação

Por Redação 06/09/2023 08:47 Atualizado em 06/09/2023 08:48
Publicidade

 

O governo do Acre por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), promoveu nesta segunda-feira, 5, a oficina de construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e de Prospecção sobre Inovações na Pós-Graduação. O evento está sendo realizado nas 27 unidades federativas para compor o novo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG 2024 –2028).

Publicidade

Na Universidade Federal do Acre (Ufac), a oficina reuniu representantes estratégicos da comunidade científica, dos setores público, empresarial e da sociedade civil organizada, que compartilham o compromisso de promover o avanço da educação e da ciência no estado do Acre.

De acordo com o presidente da Fapac, Moisés Diniz, o objetivo central da Capes e da fundação é ouvir a sociedade civil, o setor empresarial, as instituições de pesquisa de ensino superior e o governo do Estado.

“Todas as secretarias que nós convidamos estiveram presentes para a elaboração desse plano de quatro anos, para o desenvolvimento da pós-graduação, mestrado e doutorado. Precisamos sempre olhar para as áreas da saúde, educação, meio ambiente, e o Acre como um todo e, assim, juntos, tornar este um lugar de desenvolvimento da ciência, da pesquisa e da pós-graduação”, destaca o presidente.

Publicidade
Presidente da Fapac presenteia representantes da Capes. Foto: Fhaidy Acosta/Secom

“Essa oficina visa oferecer subsídio para o Plano Nacional de Pós-graduação. Nesta ação procuramos formar dois produtos. O  primeiro é a definição dos temas estratégicos que são considerados prioritários para o estado do Acre. Já o segundo é a prospecção e considerações sobre o caminho formativo de mestres e doutores e como fixar estes na produção econômica do estado”, explica o coordenador de Fomento e Ações Estratégicas da Capes, Júlio Piffero.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.