Nesta quarta, feira, 27, um total de 14 presos que cumpriam pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco e estavam diretamente envolvidos com a rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves, ocorrida no dia 26 de julho de 2023 foram transferidos para um presídio federal. A decisão da transferência foi tomada pelo judiciário e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e mantida em sigilo, até esta quarta-feira, por uma questão de segurança.
Durante coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira, pelas forças de Segurança e Ministério Púbico do Acre, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, disse que a transferência dos presos foi motivada pela rebelião e também como medida preventiva, visando se antecipar a qualquer ação por parte dos grupos criminosos. “O objetivo é restabelecer a segurança dentro do presídio, em Rio Branco e em todo o estado”, destacou.
O promotor de justiça Bernardo Albano, que coordena o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), disse que o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) se reuniu diversas vezes para tratar sobre a identificação dos responsáveis pela rebelião e, de posse de diversos elementos apresentados por meio da inteligência, oitivas, captura de áudio e vídeo, e também imagens feitas por drones, foi possível fazer essa identificação. “Então, esse foi um trabalho minucioso realizado a partir da reunião e participação de toda a segurança pública”, afirmou.
Alexandre Nascimento, presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), disse que a ação realizada nesta quarta-feira envolveu várias forças de Segurança como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, entre outros órgãos que, juntos, entregam uma resposta a toda população. “Com isso a gente mostra à sociedade acreana que a gente não para e que a polícia tem atuado e quem ousar enfrentar o Estado sofrerá consequências como a de hoje”, ressaltou.
Abaixo relação com os nomes dos presos transferidos: