A Argentina tem enfrentado dificuldades consideráveis no abastecimento de combustíveis, tornando-se evidente nesta segunda-feira (30). Apesar de ser um grande produtor de petróleo e gás de xisto, o país tem lidado com escassez de gasolina e diesel desde o final da semana passada, principalmente devido a problemas de refinação interna e à falta de dólares que impactaram as importações.
A carência de combustível resultou em longas filas nos postos de gasolina, levando muitos estabelecimentos a fecharem temporariamente até que a situação seja normalizada. Imagens divulgadas pela agência de notícias Reuters mostram postos de gasolina vazios, com cartazes informando sobre a ausência de combustível.
O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, aumentou a pressão sobre as petroleiras do país, estabelecendo um prazo até à meia-noite da terça-feira (31) para resolver o abastecimento de combustíveis nos postos.
Massa enfatizou: “O petróleo argentino é para os argentinos. Vou defender o abastecimento interno, vou defender o consumo dos argentinos.” Suas declarações destacam a prioridade dada ao abastecimento interno do país e à proteção do consumo dos cidadãos argentinos, sinalizando a importância de resolver rapidamente a situação de escassez de combustível que tem afetado a população.