Cidades

Detento com tuberculose falece após mal-estar no sistema prisional de Rio Branco

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, Francisco de Souza Martins, de 46 anos, um detento no sistema prisional Francisco de Oliveira Conde em Rio Branco, faleceu após enfrentar problemas de saúde no Pavilhão C.

Francisco estava isolado na cela 14 do pavilhão C, devido a ser portador da doença infecciosa bacteriana Tuberculose. Durante a madrugada, ele começou a se sentir mal, levando os Agentes Penitenciários a retirá-lo às pressas de sua cela.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi chamado, e uma ambulância básica foi despachada para o presídio a fim de prestar os primeiros socorros. Contudo, ao chegarem ao local, os paramédicos encontraram Francisco já sem vida. Imediatamente, uma ambulância de suporte avançado foi solicitada, e o médico presente confirmou o óbito.

A área prisional foi isolada para a realização dos procedimentos periciais, e o corpo de Francisco foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os devidos exames cadavéricos.

A causa do falecimento será confirmada após 30 dias, no laudo cadavérico. Informações recebidas indicam que Francisco era natural do Ceará, tendo fugido para o Acre após cometer um crime. Ele foi capturado em Assis Brasil e estava há pouco tempo na penitenciária Francisco de Oliveira Conde.