A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu um comunicado nesta ultima quarta-feira (18) para informar a gravidade da lesão sofrida por Neymar. O atacante deixou o campo com fortes dores durante a derrota do Brasil para o Uruguai, no Estádio Centenário. Os exames clínicos e de imagem revelaram que Neymar sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. O tempo estimado para recuperação desse tipo de lesão é de seis meses.
Neymar sentiu a lesão após um choque com o meio-campista De La Cruz, do Uruguai, e teve que ser retirado do campo carregado pela equipe médica da Seleção Brasileira, pois não conseguia colocar o pé no chão. O jogador saiu do estádio utilizando muletas e visivelmente emocionado.
No momento da lesão, o Uruguai já estava na frente no placar, com um gol de Darwin Núnez. O Brasil, por sua vez, teve um desempenho abaixo do esperado e viu a Celeste Olímpica ampliar a vantagem com um gol de De La Cruz.
Esta é a segunda lesão grave enfrentada por Neymar este ano. Recentemente, ele se recuperou de uma lesão nos ligamentos do tornozelo direito, que o afastou dos gramados por seis meses, entre março e setembro, quando ainda jogava pelo Paris Saint-Germain. Antes de se transferir para o Al-Hilal, da Arábia Saudita.
A última vez que Neymar precisou deixar o campo ainda no primeiro tempo de uma partida da Seleção Brasileira foi em outubro de 2019, em um jogo contra a Nigéria, quando saiu aos 11 minutos.
O atacante passará por um procedimento cirúrgico, cuja data ainda será definida, para corrigir as lesões. Os departamentos médicos da Seleção Brasileira e do Al-Hilal estão em constante contato e alinhados para garantir a melhor recuperação possível para o jogador.