ACRE

Acre é o estado que mais reduz taxa de desemprego no último trimestre, diz IBGE

A taxa de desemprego apresentou queda em três dos 27 estados brasileiros durante o terceiro trimestre de 2023, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

O Acre se destacou como uma das únicas unidades federativas a registrar uma redução significativa na taxa de desocupação, passando de 9,3% para 6,2%. O estado teve a maior queda em comparação com os demais, apresentando uma redução de 3,1%.

Maranhão também se destacou, com a taxa de desemprego diminuindo de 8,8% para 6,7%, uma redução de 2,1%. São Paulo foi o terceiro estado a registrar uma queda, passando de 7,8% para 7,1%.

Roraima foi a única unidade federativa que registrou aumento nas taxas de desocupação, subindo de 5,1% para 7,6%, um aumento de 2,5%.

Em termos nacionais, o Brasil atingiu o patamar mais baixo desde 2015, com uma taxa de desemprego de 7,7% no terceiro trimestre de 2023. No comparativo entre as unidades da federação, Bahia (13,3%), Pernambuco (13,2%) e Amapá (12,6%) apresentaram as maiores taxas de desocupação do trimestre, ficando acima da média nacional.