ENTRETENIMENTO

Dia mundial da diabetes: sinais de alerta e conscientização sobre a doença

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, contando com 16,8 milhões de adultos diagnosticados (20 a 79 anos), segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF). A projeção é de que o país possa alcançar 21,5 milhões de diabéticos até 2030.

A diabetes, caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue, pode indicar defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, produzido no pâncreas pelas células beta. Em prol da conscientização, o Dia Mundial da Diabetes é celebrado nesta terça-feira (14/11).

A dermatologista Mônica Aribi destaca que a diabetes tipo 2 pode acelerar o envelhecimento da pele na ausência de um tratamento adequado, além de dificultar a cicatrização e predispor a problemas vasculares, queda capilar, entre outros.

A nefrologista e intensivista Caroline Reigada ressalta a importância do diagnóstico precoce da diabetes, realizado por meio de um simples exame de sangue. Para aqueles com histórico familiar da doença, sobrepeso ou obesidade, é recomendável procurar um nefrologista, visto que a diabetes pode ser insidiosa. O diagnóstico da pré-diabetes e seu tratamento são cruciais para evitar complicações renais.

Quando não tratada adequadamente, a diabetes pode causar complicações sérias, como surdez, neuropatia, doenças cardiovasculares, retinoplastia e até depressão. A conscientização sobre os sinais da doença é fundamental para a prevenção e o cuidado com a saúde.