Nesta terça-feira (31), uma equipe do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) chegou ao Acre para dar início às investigações do acidente envolvendo uma aeronave que transportava 12 pessoas e caiu próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco no último domingo (29). O governo estadual confirmou que peritos da Polícia Civil do Acre também participarão das atividades de apuração.
O Seripa VII é uma divisão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e está localizado em Manaus. O papel do CENIPA é investigar ocorrências aeronáuticas com o objetivo de prevenir a repetição de acidentes com características similares.
Em comunicado divulgado no domingo, a Aeronáutica afirmou que a investigação utilizará técnicas específicas conduzidas por profissionais qualificados, responsáveis pela coleta e confirmação de dados, preservação de evidências, avaliação inicial dos danos causados pela aeronave, e a obtenção de outras informações relevantes para o processo de apuração.
Além disso, o órgão se pronunciou sobre o prazo para a conclusão dos trabalhos: “A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes”, ressaltou.