ACRE

Estudo revela aumento preocupante da taxa de prematuridade no Brasil, com destaque para o Acre

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com), com base nos dados do DataSUS entre 2017 e 2021, revelou uma preocupante tendência no cenário da prematuridade. O estudo abordou as taxas de prematuridade em diferentes estados do país, demonstrando que, em média nos últimos cinco anos analisados, o Acre apresenta a maior taxa de prematuridade no Brasil, com 14,02%.

A análise revelou uma sequência preocupante, com Roraima (13,98%), Amapá (13,82%), Rio Grande do Norte (12,79%) e Rio Grande do Sul (12,04%) subsequentemente com altas taxas de prematuridade.

Os dados, em consonância com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ressaltam que complicações de partos prematuros são a principal causa de morte entre crianças menores de 5 anos. Globalmente, a média de partos prematuros é de um para cada dez nascidos, e no Brasil, o Ministério da Saúde aponta que a cada dez minutos, seis bebês nascem prematuros, totalizando cerca de 340 mil anualmente.

Novembro é marcado pela campanha “Novembro Roxo”, voltada para a conscientização sobre a prematuridade, com destaque para o Dia Mundial da Prematuridade em 17 de novembro.

O estudo também apontou um crescimento progressivo na taxa nacional de prematuridade ao longo dos anos, passando de uma média de 10,95% em 2017 para 11,57% em 2021. A pesquisa teve o objetivo de fornecer dados a fim de incentivar debates e estimular os governos estaduais na busca por melhorias.

A diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani, ressaltou a necessidade de identificar as principais causas da prematuridade em cada região para estabelecer estratégias eficazes de combate. A organização busca promover mudanças significativas em conjunto com a sociedade civil, poder público, ciência e academia.

A campanha global do mês, intitulada “Pequenas ações, Grande Impacto: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, destaca a importância desse contato imediato, especialmente para prematuros extremos.

No Brasil, a campanha terá uma ampla programação, incluindo audiências públicas, simpósios, lives, ações hospitalares e eventos com a participação de diversas instituições, representantes de saúde, famílias de prematuros e figuras públicas.

A ONG Prematuridade.com é uma entidade sem fins lucrativos dedicada à prevenção do parto prematuro e à defesa dos direitos dos prematuros e suas famílias, realizando ações políticas, sociais e projetos em colaboração com a iniciativa privada.