Início / Versão completa
Geral

Juiz federal é investigado pelo CNJ por utilizar inteligência artificial com informações falsas em sentença

Por Redação 13/11/2023 12:19 Atualizado em 13/11/2023 12:19
Publicidade

O juiz federal Jefferson Ferreira Rodrigues, anteriormente alocado no Acre até julho deste ano, tornou-se o foco da primeira investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) relacionada ao uso de inteligência artificial na elaboração de sentenças no Brasil. A revelação do caso foi feita pela jornalista Daniela Lima, da GloboNews, nesta segunda-feira (13).

Publicidade

A decisão de iniciar a investigação foi tomada pelo corregedor-nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão. Conforme relatado na matéria, o juiz do Acre emitiu uma sentença que continha passagens inteiras redigidas pelo aplicativo de inteligência artificial gratuito disponível na internet, o ChatGPT.

O CNJ decidiu investigar o caso devido às seções copiadas, que se revelaram falsas e incluíam informações incorretas.

O juiz utilizou o aplicativo para buscar jurisprudência que fundamentasse seu entendimento sobre o caso em questão. No entanto, o ChatGPT forneceu como base para a decisão entendimentos do Superior Tribunal de Justiça que, na realidade, não existiam.

Publicidade

Embora tenha conseguido arquivar o caso na corregedoria-geral, no âmbito do CNJ ele se tornou alvo de uma investigação mais aprofundada.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.