No último sábado, 11, o governador Gladson Cameli anunciou a aprovação e garantia de recursos para a terceira etapa da construção da nova Maternidade de Rio Branco, assim como para a ampliação do Hospital da Criança na capital. Cameli afirmou que serão destinados R$ 17 milhões para a terceira fase da Maternidade e mais R$ 5,8 milhões para o Hospital da Criança no próximo ano, por meio do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do governo federal.
Os moradores de Rio Branco podem esperar em breve uma nova Maternidade e um Pronto-Socorro Pediátrico renovado, conforme destacou o governador. As obras da nova Maternidade, iniciadas há 100 dias, estão em pleno andamento, e Cameli assegurou que o projeto trará melhorias significativas na vida das pessoas, enfatizando o compromisso do governo com a saúde da população.
A confirmação dos recursos para a nova Maternidade e o Hospital da Criança foi obtida pelo secretário de saúde, Pedro Pascoal, em uma reunião com equipes do Ministério da Saúde na semana passada, em Brasília. Durante a mesma reunião, foi também anunciada a aprovação da habilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul, e outras iniciativas em prol do fortalecimento do sistema de saúde no Acre.
Pedro Pascoal ressaltou que o governo do Acre cumpriu todas as fases e cadastrou propostas para habilitação no novo PAC, abrangendo diversas iniciativas para reforçar o atendimento à população. Entre as propostas estão a Central de Regulação das Urgências do Alto Acre – Samu, a Unidade de Suporte Avançado de Brasileia, e a Policlínica de Cruzeiro do Sul. O secretário destacou que os recursos para a maternidade e o hospital da criança estão “carimbados no novo PAC” e estarão disponíveis a partir do próximo ano. Com a habilitação da UPA do Juruá aprovada, o Ministério da Saúde está agora trabalhando na elaboração da respectiva portaria para publicação, uma conquista adicional para reforçar o atendimento à população no estado.