Cidades

Polícia Federal investiga fraude em licitação e lavagem de dinheiro em cidades do Acre e Rio Grande do Norte

Nesta terça-feira (7), uma operação da Polícia Federal, denominada Operação Resquícios, foi deflagrada em cidades do Acre, como Porto Walter, Cruzeiro do Sul e Rio Branco, além de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte. A investigação tem como foco um esquema de fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa em prefeituras desses municípios.

Segundo informações da Polícia Federal, o esquema apontado é composto por dois núcleos distintos. O primeiro núcleo, de natureza política, envolve agentes públicos que direcionavam e favoreciam determinadas empresas em licitações em Porto Walter. O segundo núcleo, de caráter empresarial, atuava no superfaturamento dos objetos das licitações e na lavagem de dinheiro, remetendo parte dos valores aos agentes públicos envolvidos.

A operação mobilizou cerca de 40 policiais federais para o cumprimento de 9 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Única da Justiça Federal da Subseção de Cruzeiro do Sul, nas cidades de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Pau dos Ferros.

Os envolvidos podem responder por crimes como fraude à licitação, lavagem de capitais e organização criminosa, de acordo com dispositivos legais previstos no Código Penal, na Lei 9.613/1998 e na Lei 12.850/2013, respectivamente.

A denominação da operação faz referência aos indícios de delitos identificados em investigações anteriores conduzidas pela Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul.

No decorrer da ação, foram cumpridos quatro mandados na capital do Juruá, dois em Porto Walter e outros dois em Rio Branco. A investigação está em curso para apurar os detalhes e responsabilidades no esquema de fraude e lavagem de dinheiro nas prefeituras dos municípios envolvidos.