SENA MADUREIRA

Rádio Difusora AM 670 KHZ de Sena Madureira celebra 43 anos de comunicação relevante na região

Nesta sexta-feira (3), a Rádio Difusora AM 670 KHZ, uma das emissoras de rádio mais essenciais de Sena Madureira, comemora 43 anos de dedicação à comunicação no município.

A história da Difusora remonta ao dia 3 de novembro de 1980, marcando sua estreia como um elo de comunicação crucial para os moradores da região naquela época, especialmente para aqueles da zona rural que careciam de outras formas de acesso a informações.

O alcance da Rádio não se limita aos 28 bairros de Sena. Estende-se também aos rios Iaco, Caeté, Purus e Macauã, além de estradas e ramais, levando entretenimento, música e informações em tempo real. Segundo o radialista Jota Cavalcante, em áreas sem acesso a telefone ou internet, a Rádio se torna o único meio de comunicação, mantendo os residentes informados sobre os acontecimentos locais, nacionais e globais.

A inauguração da Difusora ocorreu durante a administração do prefeito Aguinaldo Ferreira Chaves, mas o Dr. Ulisses Davila Modesto (em memória) foi fundamental para a implantação da emissora no vale do Iaco. Em uma entrevista antes de seu falecimento, ele ressaltou seu pedido ao então governador do Acre, Geraldo Mesquita, para a instalação da rádio em Sena Madureira, alegando a necessidade de comunicação para a população rural.

O jornalista Edinaldo Gomes, nascido no seringal São Bento, é o atual coordenador da Rádio Difusora, indicado pelo deputado estadual Gerlen Diniz em 2019. Ele expressou sua gratidão por contribuir com a emissora, reconhecendo a importância histórica que ela tem para a cidade.

Para muitos, como o radialista Jota Alves, a Difusora foi fundamental no início de suas carreiras, servindo como uma escola que revelou talentos e proporcionou oportunidades na comunicação.

Os habitantes de áreas remotas também destacam a relevância da Difusora, sendo o principal meio para se manterem informados sobre notícias locais, inclusive transmitindo a missa dominical da igreja católica.

Sob a gestão do governador Gladson Cameli, a rádio passou por uma reforma geral, oferecendo um ambiente de trabalho aprimorado para seus colaboradores e melhor atendimento para seus ouvintes.

A Rádio Difusora transmite programas como o Jornal Difusora e o Gente em Debate de Rio Branco, além de programas locais e tradicionais de anúncios para a cidade e o interior.