A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) inicia nesta terça-feira, 7, a programação da campanha Novembro Azul de combate ao câncer de próstata e de conscientização à saúde integral do homem.
As atividades iniciam com uma ação educativa no Teatro Hélio Melo, com orientações sobre a Importância do Autocuidado e Cuidado Integral em Saúde do Homem para servidores do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) e comunidade em geral. Na quarta-feira, 8, ocorrerá uma palestra sobre a importância da paternidade e cuidado para a primeira infância, no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco.
Jhonata Paiva, coordenador do Núcleo Estadual de Saúde do Homem da Sesacre, reforça que é importante que os homens cuidem da saúde durante todo o ano.
“A Sesacre oportuniza o momento para sensibilizar a população masculina acreana, gestores e profissionais de saúde quanto ao autocuidado e cuidado integral, considerando os fatores socioculturais inerentes à pluralidade de masculinidades. Neste sentido, estamos desenvolvendo diversas atividades com ações de educação em saúde e oferta de serviços como atualização da carteira de vacina, testes rápidos, exames laboratoriais, atendimentos em psicologia”, ressalta.
Embora as ações do Novembro Azul tenham começado ainda em outubro com atividades diversas e agendas durante toda a primeira semana de novembro, o lançamento oficial ocorrerá apenas na quinta-feira, 9, a partir das 9h, no auditório do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb).
No local, cujo público alvo da ação é composto por servidores e também o público em geral, haverá a oferta de testes rápidos, atualização vacinal, exame de PSA (utilizado principalmente para rastrear o câncer de próstata) e fator Rh (exame que indica se o sangue é positivo ou negativo).
Ainda na quinta, uma roda de conversa sobre a saúde do homem será realizada a partir das 10h. Os homens presentes também poderão fazer sessões de auriculoterapia.
A última semana do novembro Azul será dedicada à saúde dos homens em privação de liberdade do Complexo Penitenciário de Rio Branco e aos adolescentes do sexo masculino do Instituto Socieducativo do Acre (ISE/AC).
Além de ações na capital, a Sesacre também apoia todos os municípios acreanos para a realização da campanha Novembro Azul com a entrega de material informativo e ações educativas.
Via Agência Acre