Geral

Acre escapa da nova onda de calor que afeta 16 estados brasileiros

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido a uma nova onda de calor que se estenderá por todo o Brasil até o próximo domingo. O aviso abrange pelo menos 16 estados, do Norte ao Sul do país, afetando 3.352 municípios, de acordo com as previsões.

Meteorologistas do Climatempo explicam que a causa desse fenômeno é um sistema de alta pressão atmosférica que está se intensificando sobre o interior do Brasil. Além de elevar as temperaturas, esse fenômeno reduz a umidade, a nebulosidade e as condições de chuva, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Sul.

Os estados impactados por essa onda de calor são Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. A previsão é de que as temperaturas subam até 5 °C acima da média.

No entanto, o Acre está fora dessa influência, e, segundo especialistas, pode experimentar pancadas de chuva acompanhadas por raios, rajadas de vento e trovoadas, em vez da onda de calor observada em outras partes do país. Essa condição climática destaca a diversidade das condições meteorológicas no território brasileiro.