DESTAQUE

Cristo Redentor ilumina-se em homenagem a Pelé: carta do Papa destaca legado do rei do futebol

No dia em que se completou um ano da morte de Pelé, nesta sexta-feira (29), diversas homenagens foram prestadas ao Rei do Futebol. Uma das homenagens mais marcantes ocorreu no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que recebeu a projeção da famosa camisa 10 usada por Pelé na Seleção Brasileira.

Pelé, tricampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1958, 1962 e 1970, é único na conquista desse feito. O atleta faleceu aos 82 anos, em São Paulo, vítima de falência múltipla de órgãos, decorrente de complicações causadas por um câncer de cólon.

Durante a celebração no Rio de Janeiro, o Arcebispo Dom Orani Tempesta leu uma mensagem do Papa Francisco endereçada ao craque. Na mensagem, o Papa destaca a importância do esporte e menciona Pelé como um atleta que manifestou virtudes como perseverança, constância e temperança, características que também são parte das virtudes cristãs.

A carta do Papa Francisco ressalta a relevância do esporte para fortalecer os laços de amizade e fraternidade entre as pessoas e destaca a memória indelével de Pelé na mente de muitos, incentivando as novas gerações a buscar no esporte uma forma de unir as pessoas.

Além da projeção no Cristo Redentor, Pelé foi lembrado em missas, visitações ao mausoléu em Santos, e recebeu homenagens de entidades como a FIFA, a Conmebol e o Santos.

Fonte: Agência Brasil