ACRE

MPAC promove reunião para discutir ampliação do atendimento a pessoas com deficiência em Tarauacá

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá e Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, promoveu, na tarde desta quarta-feira (13), uma reunião em formato híbrido com representantes do Município de Tarauacá, Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O objetivo foi dar continuidade à discussão sobre a proposta de ampliação dos serviços destinados às pessoas com deficiência pela APAE em Tarauacá, com a inclusão do Estado como coparticipante. A proposta prevê a transferência para a APAE da responsabilidade pelo serviço de atendimento para pessoas com deficiência no município, prestado atualmente pelo Centro de Tratamento de Integração Sensorial (Centrin).

Na primeira reunião sobre o tema, realizada em outubro, o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros expressou preocupação com a continuidade do serviço em Tarauacá e apontou para a necessidade de uma cooperação eficaz entre Município e Estado para otimizar recursos e proporcionar um atendimento de qualidade.

No encontro desta quarta, os participantes discutiram detalhes do plano de trabalho da APAE que inclui previsão de profissionais e recursos financeiros necessários para a ampliação do atendimento.

“Nosso objetivo é avançar as etapas e firmar um termo de cooperação o quanto antes para que possamos colocar em prática os atendimentos no município com um custo menor e observando o princípio da integralidade, sem atender só as pessoas com autismo, mas também as pessoas com outras deficiências”, destacou o promotor de Justiça Júlio César de Medeiros.

Via Agência de Notícias do MPAC