Início / Versão completa
ACRE

Mulheres privadas de liberdade abraçam filhos em reencontro antes do Natal

Por Redação 19/12/2023 13:32 Atualizado em 19/12/2023 13:32
Publicidade

Cada família tem o entendimento do que é o Natal. Não se pode ter um modelo ou uma fórmula padrão para o regime de convivência, mas sim, levar em consideração que cada família é única e que deve ser prevalecido o melhor para as crianças e os adolescentes.  E foi nessa premissa que o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), realizou mais um projeto Abraçando Filhos, sendo esta a edição de Natal, que aconteceu nesta segunda-feira, 18.

Publicidade

A iniciativa é inspirada no “Amparando Filhos”, criado pelo Tribunal de Justiça de Goiás, e no TJAC acontece desde 2016. O projeto tem a função de promover um apoio material e acolhimento afetivo das crianças e dos adolescentes, filhos de mãe encarceradas, e hoje 25 delas, que cumprem pena na Unidade Feminina Prisional de Rio Branco, foram trazidas ao átrio da sede do tribunal para um momento de amor com suas filhas e filhos.

As famílias foram recepcionadas pela presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari; pela coordenadora da Infância e Juventude do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro; pelo supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, desembargador Francisco Djalma, pela juíza de Direito Andrea Brito; titular da Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma); além do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga; e pelo presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), Alexandre Nascimento.

Durante o evento, a desembargadora-presidente, Regina Ferrari, aponta que o projeto é um momento simbólico, proporcionando momentos preciosos de afeto, cuidado e atenção, essenciais para o desenvolvimento saudável, emocional e psicológico dos seus filhos.

Publicidade

“O projeto é um momento para vocês, mães, para nesse reencontro, com seus filhos, reencontrem também força, esperança, determinação para cumprirem suas penas e saírem de lá com toda a energia em busca de uma vida digna juntos aos seus, que seja um momento de muito amor e felicidade entre vocês, mães e filhos, para encontrarem no amor todas as respostas para caminharem junto da melhor maneira,” finaliza a presidente Regina Ferrari.

A coordenadora da CIJ, desembargadora Waldirene Cordeiro disse que o Tribunal de Justiça volta seu olhar, seu zelo e cuidado para as crianças. “Que elas (mães) possam também refletir o quanto é importante estarem ao lado de seus filhos e o quanto é necessário elas se esforçarem ao sair das unidades prisionais, para contribuírem com seus filhos buscando a reestruturação familiar”, disse.

O coordenador do GMF, desembargador Francisco Djalma, destacou que o projeto contribui muito na ressocialização. “A gente acredita que nesse laço de amor em um ambiente diferente elas possam realmente não cometer a reincidência, que elas possam trilhar outro caminho”, destacou.

Emoção

Além dos filhos e filhas, as mães das encarceradas e outros familiares que trouxeram as crianças, já estavam emocionados por causa do tempo que estavam sem vê-las, e com a época do Natal se aproximando, era um momento sem explicação.

Algumas mães chegaram do interior do município de Brasiléia, distante 232 quilômetros de Rio Branco. A A mãe V.F.O, que reencontrou seus quatro filhos e uma filha, disse que não falava com eles há 10 meses e que esse reencontro era emocionante, “está aqui é Deus me mostrando a oportunidade mais maravilhosa que tenho na minha vida de ter minha família. Minha mãe é uma mulher guerreira, trabalhadeira, sofredora que passou muita coisa quando estava usando droga. E hoje Deus me libertou e me transformou totalmente.” As conversas e abraços entre mães e filhos, emocionaram a todas e todos que estavam presentes.

Alexandre Nascimento, presidente do IAPEN, afirma que: “a parceria com o TJAC é de fundamental importância. Esse evento é necessário para nós que prezamos pela ressocialização, aproximação e aproximação com o familiar. É um dos nossos principais pilares dentro desse contexto de gestão a qual estamos implementando, ” conclui Nascimento.

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga, enfatiza que essa atividade social do TJAC traz a sensação de alegria, “quero parabenizar a desembargadora-presidente, Regina Ferrari, por esse momento especial dedicado as mães reencontrando seus filhos, filhas e mães. É emocionante ver a alegria nesses olhos. É de uma dimensão muito grande,” conclui Gonzaga.

Família Acolhedora

O programa “Família Acolhedora” é outro programa desenvolvido pela prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). O intuito é abrigar voluntariamente, por período provisório, crianças e adolescentes por até 18 meses. Em Rio Branco, é oferecido uma bolsa-auxílio de um salário mínimo, para os cuidados necessários do infante.

O coordenador do serviço de acolhimento familiar da Prefeitura de Rio Branco (PMRB), Crispim Machado, destaca que o programa até o momento tem nove crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade sob cuidados de outras famílias, “auxiliando e levando para famílias bem capacitadas e cadastradas no sistema de acolhimento,” Para ele, a probabilidade da criança ou adolescente retornar a sua família de origem é muito grande.

VIA TJAC

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.