Geral

Representantes do Acre na COP28: financiamento climático e compromissos ambientais em destaque

No Pavilhão Nature Positive da COP28, em Dubai, líderes ambientais de países com florestas tropicais se reuniram para uma discussão técnica sobre o papel do financiamento de carbono no apoio às Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e ações climáticas ambiciosas na natureza.

A Secretária de Meio Ambiente do Acre, Julie Messias, representando os estados da Amazônia Legal, participou do debate, destacando o compromisso do Brasil, especialmente no que diz respeito à qualidade de vida sustentável para as comunidades florestais. Joe Walston, vice-presidente da Global Conservations (WCS), mediou o debate e enfatizou o conhecimento significativo que o Brasil pode compartilhar globalmente.

Julie Messias ressaltou a audácia do Acre ao ser pioneiro na implementação do projeto REDD+ desde 2012, com resultados notáveis. Ela mencionou o Programa REM do Banco Alemão KFW, que remunera os resultados na redução de emissões de CO2, como um exemplo de sucesso.

“A remuneração por resultados garante um ambiente legal e políticas públicas que viabilizam projetos para cumprir os compromissos do país”, afirmou Messias. Ela destacou que isso impulsiona estratégias como o fortalecimento de cadeias produtivas, gestão territorial indígena, regularização ambiental e ações de controle ambiental.

O painel contou também com a participação de líderes ambientais de Gana, Madagascar e Tanzânia, reforçando a importância global das estratégias adotadas por estados como o Acre na preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Por acre.gov.br