Início / Versão completa
POLITICA

STF abre inquérito contra Janones

Por Redação 05/12/2023 13:45 Atualizado em 05/12/2023 13:46
Publicidade

O Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou um requerimento da Procuradoria-Geral da República (PGR) para instaurar um inquérito contra o deputado federal André Janones (Avante-MG). A investigação se concentra em alegações de “rachadinha” em seu gabinete na Câmara dos Deputados, com um prazo de 60 dias para a conclusão das apurações.

Publicidade

A decisão de Fux foi motivada por áudios que indicam o envolvimento de Janones em um esquema de desvio de salários de funcionários para custear despesas de sua campanha eleitoral de 2016 à prefeitura de Ituiutaba, em Minas Gerais.

Fux enfatizou a necessidade de esclarecer a natureza, materialidade e autoria das acusações contra o parlamentar, destacando a importância da investigação criminal como um meio de reconstruir os eventos que possam constituir infrações penais.

Conforme instruções do Ministro Fux, a Polícia Federal conduzirá o inquérito, marcando depoimentos de Janones, seus assessores e ex-assessores, como Cefas Luiz Paulino, que divulgou os áudios incriminatórios. A PGR requisitou que os envolvidos forneçam todos os documentos relacionados aos fatos investigados.

Publicidade

POR DIRETO DO PLANALTO

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.