Uma baleia de aproximadamente 12 metros de comprimento foi descoberta sem vida na manhã desta quarta-feira (13) em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, causando preocupação entre os especialistas e a comunidade local.
O Instituto Argonauta, acionado para lidar com a ocorrência, informou que a baleia, cuja espécie ainda não foi identificada, foi localizada na Ilha Anchieta, nas proximidades da Praia do Sul. O instituto foi alertado por uma equipe de monitoramento do Parque Estadual da Ilha Anchieta no final da tarde de terça-feira (12), que relatou o avistamento de duas baleias mortas na região.
Contudo, ao chegar ao local na manhã seguinte, a equipe do Instituto encontrou apenas uma baleia morta, que foi rebocada e ancorada em um local da ilha inacessível ao público. A intenção é permitir que o animal se decomponha naturalmente.
A equipe coletou materiais biológicos, como pele e músculos, para identificar a espécie da baleia. Dada a extensão do animal, o Argonauta acredita ser um exemplar adulto. A causa da morte ainda é desconhecida, e, apesar da análise em andamento, não foram encontrados indícios de interação com redes de pesca.