ACRE

Levantamento aponta aumento significativo de trotes para serviços de emergência no Acre

Um levantamento realizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp-AC) revelou que, somente em 2023, o número 190, que corresponde à emergência da Polícia Militar (PM-AC), recebeu quase 5 mil trotes. Essas chamadas falsas ocorrem com maior frequência entre 12h e 13h e após as 17h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também enfrentou um aumento considerável, registrando 259 trotes em 2023, um aumento de 13% em comparação a 2022, quando foram registrados 205 trotes.

O secretário da pasta, coronel José Américo Gaia, ressaltou que alguns números de telefone que realizam trotes estão sendo rotineiramente identificados. Além disso, ele mencionou a existência de um processo de regulamentação de lei que prevê multas para aqueles números que são identificados como responsáveis por trotes.

O coronel Gaia observa que essas chamadas falsas representam um desperdício de recursos e tempo, já que impedem o atendimento de chamadas legítimas relacionadas à segurança pública. Ele destaca que, em alguns casos, problemas nas linhas telefônicas também podem contribuir para situações em que ligações legítimas são interrompidas.

O Major Barroso, coordenador de comando e controle de operações da PM-AC, relatou que a maioria dos trotes é originada por crianças e pré-adolescentes. Ele observa que essas chamadas muitas vezes coincidem com horários em que os alunos estão saindo ou entrando nas escolas. O Major Barroso faz um apelo aos pais, solicitando cautela no uso dos aparelhos telefônicos por parte de seus filhos e destaca a importância de conscientizar sobre a gravidade dessas ações indevidas que afetam os serviços de emergência.