Cidades

Nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul apresenta redução, mas autoridades alertam para possíveis variações

Desde o último sábado (30), quando ultrapassou a cota de alerta, o nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, registrou uma redução de 29 centímetros nas últimas 24 horas. Na medição das 6h desta terça-feira (2), o rio alcançou a marca de 11,75 metros, abaixo dos 12,04 metros registrados na segunda-feira (1).

Embora o nível ainda se mantenha abaixo da cota de transbordamento, que é de 13 metros, algumas áreas foram impactadas pela elevação das águas. No sábado, o Rio Juruá havia atingido a marca de 11,80 metros.

O comandante do Corpo de Bombeiros no município, coronel Josadac Cavalcante, explica que variações no nível do rio são comuns nesta época do ano devido ao inverno amazônico. Ele ressalta que, embora tenha apresentado sinais de vazante, é esperado que o nível volte a subir nos próximos dias.

“Nesse período do inverno amazônico, é comum os nossos rios subirem o nível, e esse ano não é diferente. Tanto o Rio Juruá quanto seus afluentes já começaram a subir com essas primeiras chuvas. Chegou a ultrapassar a cota de alerta, chegou a mais de 12 metros, e já começou a apresentar sinais de vazante. A gente sabe que nesse período o nível oscila, o indicativo é que ele volte a subir e possa retrair novamente”, destaca o coronel.

As autoridades locais, incluindo bombeiros e Defesa Civil, continuam monitorando a situação para tomar as medidas necessárias em caso de transbordamento. O coronel enfatiza que as residências são mais impactadas quando o nível ultrapassa a cota de 13 metros.