O Ministério da Educação (MEC) divulgou um balanço que aponta mais de 164 mil renegociações de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) nos dois primeiros meses do programa Desenrola Fies. As negociações correspondem a um montante total de R$ 7,6 bilhões, sendo que R$ 338 milhões já foram recuperados pelos cofres públicos.
O programa, implementado pelo governo federal, oferece descontos significativos para a renegociação de dívidas do Fies. Os acordos contemplam descontos de 77%, 92% e 99%, enquanto os juros podem ser abatidos em até 100%. O objetivo do MEC com a iniciativa é auxiliar 1,2 milhão de pessoas que enfrentam dificuldades financeiras para quitar seus débitos relacionados a contratos celebrados até 2017, em fase de pagamento e com inadimplência registrada até 30 de junho de 2023.
A renegociação, ou a simulação da renegociação, pode ser realizada por meio dos bancos responsáveis pelos contratos, como Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. O MEC destaca que todo o processo pode ser conduzido de maneira virtual, através dos aplicativos dessas instituições financeiras.
O prazo para solicitar a renegociação se estende até 31 de maio de 2024, proporcionando uma janela de oportunidade para aqueles que desejam se beneficiar dos termos atrativos oferecidos pelo Desenrola Fies. O programa visa aliviar o ônus financeiro de estudantes e ex-estudantes que buscam regularizar suas pendências relacionadas ao financiamento educacional.