Categories: Justiça POLITICA

TRE cassa mandato do deputado federal Silas Câmara, esposo de Antônia Lúcia

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) cassou, por maioria de votos (quatro a favor e dois contra), o mandato do deputado federal Silas Câmara (Republicano-AM), que é natural do Acre e esposo da deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos-AC). O parlamentar afirmou, por meio de nota, que recorrerá da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão do TRE-AM, contrariando sua posição anterior, baseou-se em acusações de gastos ilícitos de recursos financeiros de campanha eleitoral no ano de 2022, apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

A votação ocorreu nesta quarta-feira (31), após um pedido de vista do juiz Marcelo Vieira. O relator do caso solicitou que os votos do deputado federal não fossem considerados para o quociente eleitoral. Além de Silas Câmara, o deputado Adail Filho, também do partido Republicano, perderá a vaga se a cassação for confirmada pelo TSE. Nesse caso, os políticos Alfredo Nascimento (PL) e Pablo Oliva (União Brasil) assumiriam as respectivas vagas.

Silas Câmara, de 61 anos, é pastor evangélico da Igreja Assembleia de Deus, empresário e político com uma carreira política consolidada no Amazonas, ocupando o cargo de deputado federal consecutivamente desde 1999. Ele é casado com a deputada federal Antônia Lúcia, que também esteve envolvida recentemente em controvérsias familiares, incluindo acusações de sequestro feitas pelo sogro de seu filho, o deputado estadual Manuel Moraes (PP), relacionadas às netas do casal.