ACRE

Viúva acusada de encomendar assassinato do marido no Acre será julgada em júri popular

Os acusados pela morte de Francisco Campos Barbosa, conhecido como Chico Abreu, serão submetidos a julgamento popular, conforme anunciado pela Vara Criminal da comarca de Xapuri. A ex-esposa e viúva de Chico, Risonete Borges Monteiro, é apontada como mandante do crime, acusada de encomendar o assassinato para se apropriar do dinheiro do falecido. O Ministério Público do Acre (MPAC) alega que Risonete teria contratado Benigno Queiroz Sales para realizar o homicídio. A dupla está sob prisão preventiva desde junho de 2023.

O juiz responsável pelo caso, Luís Gustavo Alcade Pinto, afirma que a investigação da Polícia Civil já apresentou evidências suficientes para levar os réus a julgamento. Em entrevista, o magistrado destaca que há indícios de autoria, sendo que Benigno Queiroz Sales admitiu e confessou o crime em juízo.

Adicionalmente, o pedido para que os réus aguardassem o processo em liberdade foi negado. O juiz Alcade justifica a decisão, argumentando que a manutenção da prisão se faz necessária pelos mesmos motivos que ensejaram a custódia cautelar.

O caso remonta a 27 de novembro de 2022, quando Chico Abreu foi encontrado morto em um ramal entre os municípios de Xapuri e Epitaciolândia. A autópsia revelou que a vítima foi alvejada nas costas e também sofreu enforcamento. Benigno Queiroz Sales, apelidado de “Banana”, foi considerado o principal suspeito e preso no dia seguinte, após ser localizado na mata, junto com a arma do crime.

Ao confessar o ocorrido, Banana alegou legítima defesa, mas as investigações indicam que a motivação da ex-mulher, Risonete Borges Monteiro, foi o dinheiro guardado por Chico Abreu em casa, que seria dividido igualmente entre ela e o executor.

Risonete Borges Monteiro e Benigno Queiroz Sales foram transferidos para o Complexo Penitenciário Francisco Oliveira, em Rio Branco. O delegado responsável esclareceu que, segundo informações, a vítima possuía uma quantia significativa de dinheiro em casa, e a esposa, ciente disso, teria convidado o caseiro para roubar o valor, sendo incumbido também de assassinar Chico Abreu e dividir o dinheiro igualmente entre ambos.