Nesta terça-feira, 13 de fevereiro, a Saúde do Acre deu um importante passo no combate à dengue com a chegada do primeiro lote da vacina Qdenga. Com a entrega das primeiras doses, teve início a distribuição para os municípios, marcando o início da imunização contra a doença para adolescentes de 10 e 11 anos.
A previsão é que, a partir de 16 de fevereiro, os primeiros adolescentes dessa faixa etária possam receber a vacina. Inicialmente, 17.810 jovens serão imunizados em 11 municípios do estado, incluindo Rio Branco, Acrelândia, Bujari, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard, Capixaba, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Manoel Urbano e Jordão.
A coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI) ressalta que a ampliação da faixa etária será feita gradualmente, à medida que novos lotes forem entregues pelo fabricante e repassados ao Estado pelo Ministério da Saúde. A escolha de iniciar a imunização em adolescentes de 10 e 11 anos é embasada nos altos índices de hospitalização por dengue nessa faixa etária.
Em Sena Madureira, a vacina estará disponível nas seguintes unidades de saúde:
Em Manoel Urbano, a imunização acontecerá na UBS Inácio Ribeiro, enquanto em Santa Rosa, será na UBS Paulo Alcione Marques.