A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em 17 das 22 cidades do Estado do Acre devido às inundações causadas pela elevação dos níveis dos rios e igarapés. O governador Gladson Cameli decretou emergência no último domingo, 25.
Os municípios afetados pelo transbordamento dos rios e igarapés em estado de emergência são Assis Brasil, Brasileia, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Walter, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.
O Rio Acre, na capital Rio Branco, atingiu a marca de 16,82 metros na manhã desta quinta-feira, 29.
Em Brasileia, o Rio Acre ultrapassou a cheia histórica de 2015, alcançando 15,56 metros nesta quarta-feira, 28. Cerca de 75% da cidade está afetada e o município está isolado por via terrestre, sendo a locomoção possível apenas por meio fluvial. Quinze instituições da cidade estão alagadas.
Para auxiliar a população, o governo enviou a Brasileia, de forma emergencial, 300 galões de cinco litros de água mineral, 300 cestas básicas, um barco com motor e três caminhonetes. O governador Gladson Cameli visitou Brasileia para prestar apoio às famílias afetadas.
Segundo a Defesa Civil Estadual, o Rio Acre apresentou uma vazante de três centímetros, alcançando 15,55 metros na medição das 18h do dia 28.
Com base nos dados do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, nas 11 cidades mais afetadas há 70 abrigos públicos atendendo 6.627 pessoas desabrigadas e 13.555 pessoas desalojadas.
Números por cidade:
Previsão para quinta-feira, 29: Muitas nuvens carregadas se desenvolvem pelo Acre devido ao fluxo de umidade intenso na região. Previsão de pouco sol com tempo variando de nublado a encoberto, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões acreanas. Há risco de grandes acumulados de chuva em algumas áreas.
Cuidado com a rede elétrica: A Energisa orienta os clientes afetados pela cheia a não tentar consertar eventuais problemas com a energia. Em caso de casa atingida pela água da enchente, desligue o disjuntor de energia. Em caso de perigo com a rede elétrica, entre em contato pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e call center 0800-647-7196.
Via Agência de Notícias do Acre.