POLITICA

Bolsonaro ataca Luiza Trajano em reunião ministerial: “igual verme e carrapato”

Em uma reunião ministerial datada de 5 de julho de 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) direcionou críticas à empresária Luiza Trajano, fundadora e proprietária do Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do país.

A CNN teve acesso a trechos do vídeo dessa reunião, que foi apreendido pela Polícia Federal e é considerado um dos elementos que embasaram as investigações sobre tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

Dirigindo-se aos seus ministros, Bolsonaro descreveu Trajano como “a única empresária de esquerda” no Brasil e alegou que sua rede de lojas estava “afundando”.

“A única empresária de esquerda aí, a Magazine Luiza [sic], tá se ferrando, tá se ferrando, tá afundando. Esses caras têm que viver à custa do Estado, é igual verme e carrapato, não adianta falar pra sair da vaca, vai comer capim, que ele morre”, disse Bolsonaro, conforme trecho obtido pela CNN.

Ele continuou afirmando que “a esquerda fica apegada ao poder e são unidos porque, se deixar a teta que é o Estado, eles morrem de fome. Então eles estão na situação de brigar pelas eleições agora porque, mais quatro anos sem o sangue do Estado, esses caras morrem.”

Procurada pela CNN, a assessoria de Luiza Trajano optou por não comentar sobre o assunto.

Trajano foi apontada como uma das cem pessoas mais influentes do mundo em 2021 pela revista americana “Time”, com um texto de apresentação assinado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), onde ele elogiou sua atuação durante a pandemia. Nos meses seguintes, ela foi especulada como possível candidata à vice-presidência na chapa de Lula.

Apesar das declarações de Bolsonaro, no terceiro trimestre de 2022, o Magazine Luiza registrou lucro de R$ 331 milhões, revertendo o prejuízo de R$ 190 milhões do mesmo período do ano anterior.

Via CNN Brasil.