Nesta última terça-feira, 6 de fevereiro, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com a Federação das Indústrias do Acre (Fieac), realizou a entrega da reforma da brinquedoteca da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada no Hospital de Câncer do Acre. A iniciativa visa proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado para crianças em tratamento médico, facilitando seu engajamento e promovendo o bem-estar durante o período de internação.
Mensalmente, uma média de 35 crianças passa pela sala infantil de quimioterapia da Unacon, enquanto de cinco a seis crianças recebem medicação e acompanhamento diário. O espaço revitalizado foi preparado com pinturas coloridas, novos móveis, brinquedos, armários, livros, mesas e cadeiras, visando oferecer um ambiente mais agradável tanto para as crianças quanto para seus familiares.
Jamila Chaves, uma jovem paciente oncológica de 12 anos, compartilhou sua experiência positiva no novo ambiente, destacando a importância da reforma para tornar o espaço mais acolhedor e atrativo.
A brinquedoteca foi batizada de Sarah Assis Felício, em homenagem à empresária falecida em 2011, que teve uma destacada contribuição para o hospital. A construção do espaço contou com a união da Indústria Acreana, em memória de Sarah.
O Secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, enfatizou a celebração da revitalização da brinquedoteca, agradecendo o apoio da Fieac e dos empresários locais, que se empenharam para proporcionar um ambiente mais humanizado e acolhedor para as crianças em tratamento médico.
Parte do recurso para a revitalização foi proveniente de chás beneficentes organizados pelo grupo Mulheres da Indústria, demonstrando o compromisso social e a solidariedade das empresárias e parceiras envolvidas.
O presidente da Fieac, José Adriano Ribeiro, expressou seu orgulho pelo trabalho desenvolvido em conjunto com o grupo Mulheres da Indústria, reforçando o compromisso da federação em contribuir para a sociedade acreana e proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado para as crianças em tratamento médico.
Via Agência de Notícias do Acre.