Na tarde de sábado (17), Euzir José André da Silva, um homem de 60 anos, foi encaminhado ao presídio Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, após confessar ter cometido o assassinato de um indivíduo conhecido como Nena. O crime ocorreu na comunidade São Pedro, às margens do rio Purus, em 24 de janeiro deste ano.
O homicídio teve como motivação uma discussão prévia entre o acusado e a vítima, relacionada à quebra de castanhas, que Euzir alegava ser de sua propriedade. No momento em que Nena se dirigia em uma embarcação para realizar a atividade, foi alvejado por disparos de arma de fogo, resultando em sua morte.
O crime gerou comoção na comunidade, e as investigações levaram à recente detenção de familiares de Euzir, que foram conduzidos a Boca do Acre, no Amazonas. Durante esse período, Euzir José André da Silva assumiu a autoria do homicídio. Após audiência de custódia, foi transferido para o presídio em Sena Madureira, onde aguarda a decisão judicial.
Euzir será submetido ao tribunal do júri em datas posteriores, quando a justiça determinará as consequências legais de suas ações.