PONTOS-CHAVE
Prepare-se! Novas mudanças na prova de vida do INSS em 2024 estão no horizonte e podem impactar os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social. O presidente da autarquia, Alessandro Stefanutto, afirmou que a instituição está comprometida em encontrar novos formatos de comprovação de vida.
O intuito das mudanças na prova de vida do INSS é simplificar o processo para os beneficiários. A novidade, que pode ser implementada inicialmente no Distrito Federal (DF), visa integrar os dados biométricos nas catracas de ônibus de transporte público com o banco de dados do INSS, tornando o processo automático.
A prova de vida é um procedimento padrão para aposentados, pensionistas e outras pessoas atendidas pelo INSS, visando evitar irregularidades na concessão dos benefícios.
Atualmente, a comprovação de vida pode ser realizada presencialmente em unidades do órgão e instituições bancárias, bem como virtualmente, através da conta gov.br. Os técnicos do INSS planejam eliminar a necessidade desse procedimento e automatizar a comprovação:
“Nós invertemos o ônus da prova de vida. Nós vamos adotar a prova de vida ativa, onde o segurado não vai precisar ir a rede bancária e outros lugares. Isso passa por tecnologia e compartilhamento de dados”, explicou o presidente do INSS.
Prova de Vida do INSS em 2024
De acordo com a Previdência Social, a nova versão da prova de vida do INSS será executada a partir do cruzamento de dados armazenados em bancos oficiais do Governo Federal.
Para isso, o Instituto Nacional do Seguro Social recorre às informações disponíveis em cada base de dados do governo, incluindo:
Importância da Prova de Vida do INSS
A prova de vida é fundamental para garantir que os benefícios sejam pagos corretamente e para evitar fraudes e pagamentos indevidos. Todos os anos, os segurados devem realizar a prova de vida para continuar recebendo os salários referentes a aposentadorias, pensões por morte e demais auxílios previdenciários.
Prova de Vida do INSS Tradicional Continua em Vigor
Apesar das atualizações, os segurados ainda têm a opção de realizar a prova de vida tradicionalmente, através dos bancos e agências previdenciárias, ou através da biometria facial ou do canal Meu INSS, pelo site ou aplicativo.
A mudança evidencia o compromisso do INSS em garantir a verificação da vida dos beneficiários, utilizando cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício, nos 10 meses posteriores ao seu último aniversário, realizou algum ato registrado em bases de dados da autarquia ou mantidas e administradas pelos órgãos públicos federais, estaduais e municipais.
Se não houver movimentação no período, o cidadão não precisará sair de casa para fazer a prova de vida. Caso haja algum entrave no processo, o beneficiário será notificado no mês anterior ao de seu aniversário, sobre a necessidade de realização da prova de vida, preferencialmente, por meio eletrônico.
Refeita do site FDR.