POLITICA

Lula afirma que a solução para a guerra em Gaza depende da criação de um Estado Palestino reconhecido pela ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou hoje, na abertura da 37ª Cúpula da União Africana em Adis Abeba, que a solução definitiva para o conflito na Faixa de Gaza depende da criação de um Estado Palestino reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Lula destacou a necessidade de resgatar as tradições humanistas da descolonização africana e condenou os ataques do Hamas contra civis israelenses, exigindo a liberação imediata de reféns.

O presidente também criticou a resposta desproporcional de Israel, que resultou na morte de quase 30 mil palestinos, principalmente mulheres e crianças, e no deslocamento forçado de mais de 80% da população em Gaza. Lula enfatizou que a solução para o conflito só será duradoura com avanços rápidos na criação de um Estado palestino reconhecido pela ONU.

Além disso, durante seu discurso, Lula chamou novamente por uma reforma na ONU e no Conselho de Segurança, pedindo uma estrutura mais representativa, sem países com poder de veto, e com membros permanentes da África e América Latina. Ele argumentou que a paralisia do Conselho de Segurança diante de conflitos como o da Ucrânia demonstra a necessidade de fortalecer a diplomacia como alternativa à solução militar.

Lula concluiu destacando que não há solução militar para o conflito e que é hora de priorizar a política e a diplomacia.

Via CNN Brrasil.