Início / Versão completa
POLITICA

Lula exige rigor da Lei contra atentados à Democracia após operação da PF

Por Redação 08/02/2024 10:25 Atualizado em 08/02/2024 10:25
Publicidade

Nesta quinta-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua expectativa de que o rigor da lei seja aplicado contra aqueles que financiaram acampamentos que resultaram na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2022. A declaração de Lula veio após o início da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal (PF) no mesmo dia, que visa diversos militares que integraram o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade

“É muito difícil um presidente da República comentar sobre uma operação da Polícia Federal que ocorre em segredo de Justiça. Espero que não ocorra nenhum excesso e seja aplicado o rigor da lei. Sabemos dos ataques à democracia. Precisamos saber quem financiou os acampamentos. Vamos esperar as investigações”, afirmou Lula em suas redes sociais.

A Operação Tempus Veritatis envolve a execução de 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares, incluindo a apreensão do passaporte do ex-presidente Bolsonaro. Entre os investigados estão ex-membros do governo Bolsonaro, como o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, o ex-ministro da Casa Civil e da Defesa, general Walter Souza Braga Netto, e o ex-ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

O presidente Lula destacou a importância de aguardar as investigações para obter informações mais precisas sobre os eventos, respeitando o sigilo de Justiça da operação. A Polícia Federal cumpre as medidas judiciais em diversos estados brasileiros, acompanhada pelo Exército Brasileiro em alguns mandados.

Publicidade
Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.