Hoje, quinta-feira, 22 de fevereiro, a Polícia Federal (PF) está conduzindo a Operação Criminalis Vigilantia, que visa combater um suposto caso de tráfico de influência envolvendo um servidor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Dois mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
De acordo com as autoridades, o servidor da ANP sob investigação é suspeito de utilizar informações confidenciais da agência para benefício pessoal. A PF alega que o servidor contava com a ajuda de terceiros, sem ligação com a ANP, para solicitar propinas de empresas reguladas pela agência, com base nessas informações privilegiadas.
Como resultado das investigações em andamento, o servidor foi afastado de suas funções por ordem judicial. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, na região metropolitana.
A ANP, por meio de sua assessoria de imprensa, declarou que está colaborando plenamente com as investigações e reafirma sua posição de não tolerar condutas impróprias. A agência se compromete a tomar as medidas necessárias após a conclusão das investigações.
Via Agência Brasil.