ACRE

Polícia Civil e Ministério Público do Acre oferecem emissão de carteira de identidade para pessoas com transtorno do espectro autista

Polícia Civil e MPAC oferecem emissão de carteira de identidade adaptada para pessoas com TEA. Foto: arquivo/ PCAC

Em uma iniciativa pioneira de inclusão, a Polícia Civil do Acre (PCAC), em parceria com o Ministério Público do Acre (MPAC), estará oferecendo a emissão de carteiras de identidade para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento acontecerá nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 17h às 21h, no Via Verde Shopping.

O Instituto de Identificação está preparado para atender até 50 pessoas por dia, adaptando o processo de emissão da carteira de identidade para atender às necessidades específicas do público autista, levando em consideração sensibilidades à luz, ao toque e a ambientes sonoros.

Junior César, diretor do Instituto de Identificação, enfatizou a importância desta iniciativa, destacando que esta será a primeira ação específica voltada para o público com TEA. “A Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação, sempre apoia movimentos de inclusão e cidadania. Este projeto é de significativa importância, estendendo os braços da cidadania até pessoas que necessitam desse atendimento especial”, afirmou o diretor.

Durante o evento, além da emissão gratuita da carteira de identidade adaptada, serão oferecidos serviços adicionais, como o preenchimento do Formulário do Diagnóstico de Quantitativo de Pessoas com TEA e atendimento para emissão da Carteira Estadual da Pessoa com TEA, incluindo a emissão de Carteira de Identificação Nacional (CIN) para pessoas com autismo com idade de 12 anos ou mais.