ACRE

Recém-aprovados no concurso da PMAC se despedem de famílias e iniciam formação em Minas Gerais

 

Luana Sampaio (em destaque, à esquerda) foi a primeira colocada no concurso. Foto: Davi Barbosa (Ascom/PMAC)

Em uma emocionante despedida, 26 recém-aprovados no Concurso Público para Aluno Oficial Combatente da Polícia Militar do Acre (PMAC) partiram de Rio Branco, nesta sexta-feira, 23, em direção a Minas Gerais, onde iniciarão o Curso de Formação de Oficiais (CFO), com duração prevista de três anos. Esta jornada representa não apenas o começo de uma nova etapa na vida desses jovens, mas também a realização de um sonho almejado com dedicação e esforço.

O concurso, lançado em 25 de maio de 2023 pelo governo do Estado, marcou o primeiro certame que exigiu nível superior em Direito para ingresso na instituição militar. Os candidatos passaram por diversas fases seletivas, incluindo prova objetiva e de redação, teste de aptidão física, exames psicotécnico, médico e toxicológico, além de investigação criminal e social. A homologação das matrículas dos aprovados, ocorrida na última quarta-feira, 21, consolidou a aprovação de 15 homens e 11 mulheres, sendo que dez deles já integravam o efetivo da PMAC.

André Luiz Ferreira, um dos novos alunos oficiais, já fazia parte da tropa da PMAC desde 2019, quando ingressou como soldado. Agora, ele avança para um novo patamar em sua carreira militar e expressa sua determinação em representar a instituição da melhor maneira possível. “Estamos indo todos em busca de um sonho, deixando nossas famílias, casa, conforto, tudo em busca de um objetivo que, no final, vai valer a pena”, declara o militar.

Luana Sampaio, classificada em primeiro lugar no concurso, traz consigo a experiência como assessora jurídica na Defensoria Pública do Estado. Ela encara a nova etapa com coragem e determinação, reconhecendo os desafios que virão, mas confiante nos frutos que serão colhidos. “Vai ser uma fase bem difícil, porém, satisfatória. Tenho certeza que vai trazer muitos frutos: uma carreira brilhante e muito respeitada”, afirma Luana.

A solenidade de abertura do CFO está marcada para a próxima terça-feira, 27, e contará com a presença dos governadores dos estados do Acre, Gladson Cameli, e de Minas Gerais, Romeu Zema, assim como dos comandantes-gerais das Polícias Militares de ambos os estados. A partir deste momento, os novos cadetes iniciarão sua formação na Academia da PMMG, com a primeira fase realizada em regime de internato.