Cidades

Após vazante do rio, mais de 700 famílias iniciam retorno para suas casas

Foto: bombeiros e trabalhadores da EMURB ajudam na retirada de móveis de família alagada, no Parque de Exposições I Whidy Melo/ac24horas

As famílias que residem em áreas vulneráveis às cheias do Rio Acre e que estavam abrigadas no Parque de Exposições, escolas e na casa de familiares começaram a retornar para suas residências a partir desta quarta-feira (13).

De acordo com o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, a prioridade será dada aos idosos, grávidas e famílias com crianças pequenas, desde que as vias de acesso às residências tenham sido limpas pela Secretaria de Cuidados com a Cidade.

“Nós tínhamos firmado este compromisso de que quando o rio atingisse uma margem de segurança, faríamos a devolução destas famílias. A nossa expectativa é de que até o próximo sábado, 13, nós tenhamos transportado as mais de 700 famílias que estão no Parque”, afirmou.

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, nomeou a ação como “Operação Volta Para Casa Com Dignidade” e solicitou paciência à população. “Pedimos paciência para os que estão abrigados, porque é impossível levar mais de 700 famílias ao mesmo tempo, de volta para casa. As pessoas foram tratadas com dignidade, com alimentação, então é melhor só voltar quando as residências estiverem em segurança”, disse o gestor.

Segundo informações da Defesa Civil, 20 equipes compostas por 140 trabalhadores da Prefeitura de Rio Branco estão envolvidas na ação de transporte das famílias. Além disso, já foi concluída a limpeza das vias nos bairros Sobral, Aeroporto Velho, Ayrton Senna, Glória, Bahia Velha, Bahia e Palheiral.

Fonte: ac24horas.