O governo do Estado estabeleceu um centro de distribuição no espaço O Casarão, em Rio Branco, para fornecer cestas básicas às famílias afetadas pela cheia do Rio Acre. O governador Gladson Cameli supervisionou a operação, onde servidores cadastram e distribuem os insumos das 8h às 13h.
O Rio Acre, em Rio Branco, começou a mostrar sinais de recuo após atingir a segunda maior marca histórica de 17,89 metros, registrando 17,50 metros às 18h de quinta-feira, 7. No entanto, ainda permanece acima da cota de transbordamento, alcançando 17,18 metros na manhã desta sexta-feira, 8.
Na região do Vale do Juruá, cerca de 60 mil habitantes foram impactados pela elevação dos rios Envira, Muru, Tarauacá e Juruá. O Estado, municípios e governo federal estão unindo esforços para socorrer as vítimas.
Os municípios de Santa Rosa do Purus e Jordão receberam kits de insumos e medicamentos do governo estadual e equipamentos hospitalares. Além disso, foram realizadas visitas técnicas para garantir a preparação das unidades de saúde para atender a população afetada.
Em relação aos níveis dos rios, diversas cidades estão ainda em cota de transbordamento ou em alerta, conforme atualização das 18h de quinta-feira.
Pessoas atingidas pela cheia dos rios
Com base nos dados de ocorrências disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) nas 14 cidades mais críticas, há 110 abrigos públicos atendendo 10.410 pessoas desabrigadas. Ainda há 18.542 pessoas desalojadas, ou seja, que foram para casa de familiares ou amigos. Além disso, em Cruzeiro do Sul, 19.694 pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Juruá.
Pessoas desabrigadas: 603
Pessoas desalojadas: 370
Nº de bairros atingidos: 15
Abrigos: 12
Pessoas desabrigadas: 696
Pessoas desalojadas: 236
Nº de bairros atingidos: 2
Abrigos: 4
A previsão meteorológica indica a continuidade de chuvas, especialmente no oeste do Acre, com possibilidade de temporais em todo o estado.
A concessionária de energia elétrica Energisa destaca a importância de precauções para evitar acidentes, incluindo o desligamento do disjuntor de energia em caso de inundação das residências.
Para informações atualizadas, visite o site Agência de Notícias do Acre.